Como os pais influenciam nas escolhas profissionais dos filhos?

Por 06/09/2019 Gerais, Notícias

Especialista afirma que a pressão pode, inclusive, culminar em evasão do ensino superior

A escolha de uma carreira gera muitas dúvidas para os estudantes principalmente os que estão em fase de conclusão dos estudos. Nesse processo, em diversos casos, os pais têm a iniciativa de sugerir opções e incentivar o gosto por alguma área, mas, apesar do esforço e dedicação para auxiliar o estudante, é preciso ter cuidado para deixar o filho à vontade para fazer a própria escolha.

“Sempre gostei mais de humanas e sempre admirei meu pai como profissional, pois ele fica emocionado quando alguém evolui com seus ensinamos. Eu queria ter esse mesmo sentimento, por isso escolhi a mesma carreira”, relata Gabriela Alcântara, aluna da terceira série do Ensino Médio do Colégio Integrado. 
A jovem faz parte dos 26% dos jovens brasileiros que levam em conta a opinião dos pais na hora de escolher uma profissão, segundo pesquisa recente do LinkedIn.

Mas nem sempre a influência é pacífica, e quando esses interesses estão em desacordo, segundo a psicóloga e orientadora educacional do Colégio Integrado, Paula Gonçalves, os pais ou responsáveis devem tratar a questão com a maturidade de quem já esteve um dia nessa posição. “Devem agir como alguém que acolhe, que busca compreender e orientar sobre a profissão sem se impor. Até porque, seguir a mesma carreira do pai ou da mãe não garante sucesso profissional para o filho”, afirma.

A orientadora explica que, como crianças e adolescentes sempre esperam uma postura de orientação dos pais, é fundamental que eles pesquisem as profissões de interesse do filho e conheçam mais sobre o mercado de trabalho das áreas que interessam aos jovens. Outra atitude importante é buscar o apoio de familiares e amigos em profissões diversas, para que os filhos tenham outras referências profissionais.

Legado sem pressão:

Por mais que o pai ou a mãe aprove e sinta-se confortável quando o filho escolhe a mesma área de atuação que a sua, conforme orienta Paula, é necessário entender que cada indivíduo possui um tempo particular de adaptação e habilidades próprias. “Pressionar jamais! Essa é uma atitude que não agrega nesse movimento de escolha de profissão e que, muitas vezes, culmina em evasão no ensino superior pelas pressões vivenciadas anteriormente”, aconselha.

“Por ser pai e professor da Gabriela, a minha profissão influencia muito, no entanto, ela tem senso crítico, defende seus pontos de vista e sabe o que quer”, expõe o professor de história Leopoldo Alcântara, que diz acreditar que o sucesso dos jovens têm de começar por um harmônico e respeitoso ambiente familiar, no qual os pais estejam mais próximos, ensinando valores éticos e morais.

Fonte: Contato Comunicação


SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>