7 hambúrgueres que escondem bombas de gordura e sal

Por 30/04/2014 maio 7th, 2022 Gerais, Notícias

A vida seria muito mais fácil se a saúde e o peso ideal dependessem apenas da matemática de contar, somar e subtrair calorias. No entanto, uma análise menos apressada da tabela nutricional de hambúrgueres servidos em algumas das principais redes de fast-food no país assusta ainda mais quando se olha para as colunas referentes às gorduras e ao sódio.

Um lanche pode ter boa parte do valor diário de referência (VD) de uma dieta de 2.000 kcal (podendo até ultrapassar o recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Por dia, o máximo de gordura total (de todos os tipos) indicada é 55 gramas. Já o limite das gorduras saturadas é de 22 gramas, enquanto as do tipo trans não possuem um topo estabelecido, já que mesmo pequenas quantidades podem ser prejudiciais à saúde.

Em relação ao sódio (ou sal), a quantidade máxima diária fixada é de 2.400 miligramas, o que pode ser facilmente superado por um lanche (sem a necessidade de incluir a batata frita e o refrigerante, que normalmente acompanham a refeição). أفضل لعبة بوكر Após analisar a tabela nutricional de sete diferentes redes de comida rápida, Annie Bello, nutricionista e pesquisadora do Instituto Nacional de Cardiologia, afirma que o excesso de calorias, gorduras e sódio não é o único problema. “Além disso, eles geralmente têm pouco cálcio, ferro e fibras, que são muito importantes para a saúde”, afirma.

Por isso, Annie considera que essas guloseimas devem ser ingeridas esporadicamente, para que o estrago não seja tão grande. Outra estratégia é substituir uma grande refeição pelo lanche (o almoço, por exemplo), para reduzir o impacto das calorias. Nos outros dias, a redução do consumo de comidas industrializadas é muito bem-vinda, para reduzir gorduras.

“É impossível calcular exatamente quanto de gordura se está comendo por dia, então a proposta é que os alimentos de pacotinho, pré-prontos e até mesmo pães e biscoitos sejam menos da metade da nossa alimentação. A cada duas coisas não industrializadas, pode-se comer uma industrializada”, diz. A tarefa nem sempre é fácil, mas vale a pena tentar.

Confira a seguir algumas tentações que assustam quando o assunto é gordura, sal e calorias.

Big Tasty, do McDonald’s

Um dos maiores sanduíches do McDonald’s, o Big Tasty não é “big” só no sabor. De acordo com a tabela nutricional do restaurante, seus 337 gramas trazem 841 calorias (ou 42% do valor diário de referência), 55 gramas de gorduras totais (101% do VD), 23 gramas de gordura saturada (104% do VD), 1,9 grama de gorduras trans. O sódio representa 1.454 miligramas ou 61% do VD.

Para não dizer que não há nutrientes a se aproveitar, a tabela informa que o hambúrguer apresenta as quantidades de cálcio (335 miligramas, ou 34% do VD) e ferro (7,4 miligramas, ou 53% do VD). Os ingredientes são: pão com gergelim, carne bovina, queijo, molho, tomate, alface e cebola.

Stacker Triplo, do Burger King

Três carnes, queijo e bacon, em um pão com gergelim, são os ingredientes que integram o Stacker Triplo, do Burger King. Sem perder tempo com salada, o sanduíche é um dos mais pesados. Ao todo, ele tem 1.529 calorias (76,4% das 2.000 kcal de referência). As gorduras totais são 124 gramas, nada menos do que 225% do valor diário indicado. كاس كوبا امريكا 2023 As saturadas são 53 gramas, 240% do VD, e as do tipo trans representam 3 gramas. No quesito sódio, cada unidade tem 2.937 miligramas, ou seja, 122% do VD.

Big Bob, do Bob’s

Perto do Stacker Triplo, o Big Bob, do Bob’s, parece inofensivo. Parece. Apesar de não estourar os índices de gordura, sal e calorias recomendados por dia, os valores apresentados pela tabela nutricional ainda são altos. Um hambúrguer tem 238 gramas, 625 calorias (31% do VD), 39 gramas de gorduras totais (71% do VD), 13 gramas de saturadas (59% do VD), 1,3 grama de gorduras trans. O sódio é 1.454 miligramas (61% do VD). Os ingredientes que carregam essas quantidades são pão com gergelim, duas carnes bovinas, queijo, alface, cebola e molho.

Brutus, do Giraffa’s

Um dos mais pedidos da rede de comida rápida Giraffa’s, o Brutus inclui, além do pão, carne de boi, queijo, ovo, bacon, alface, tomate e maionese ou molho à escolha do freguês. Cada unidade tem 594 calorias (30% do VD), 29 gramas de gorduras totais (52% do VD), 11 gramas de gordura saturada (50% do VD) e 0,96 gramas de trans. كوره نت Já o sódio está em 1.110 miligramas (46% do VD).

Double Cheddar, do Habib’s

Em meio a itens da culinária árabe, o Double Cheddar é a opção para aqueles que preferem um tradicional hambúrguer de carne bovina, no cardápio do Habib’s. A receita inclui pão com gergelim, dois hambúrgueres, alface, tomate, molho e queijo cheddar. Junto com essa combinação, vêm 593 calorias (30% do VD), 37 gramas de gorduras totais (68% do VD), 12 gramas de gorduras saturadas (56% do VD), 0,5 grama de gordura trans e 1.510 miligramas de sódio (63% do VD).

Ragazzo Clássico, do Ragazzo

O variado cardápio da rede Ragazzo inclui o hambúrguer Ragazzo Clássico, que inclui carne de filet mignon, queijo, alface e tomate, no pão com gergelim. Sua tabela nutricional também não destoa dos outros exemplos. Um sanduíche de 400 gramas tem 946 calorias (47% do VD), 74 gramas de gorduras totais (134% do VD), 23 gramas de gorduras saturadas (104% do VD), 0,5 grama de gordura trans e 1.698 miligramas de sódio (71% do VD).

Monstro Burguer, do Big X Picanha

Feito para os mais esfomeados, o Monstro Burguer, do Big X Picanha tem valores nutricionais que fazem jus ao nome. As calorias de um sanduíche correspondem a 1.243, as gorduras totais são 87 gramas (158% do VD), as saturadas são 32 gramas (145% do VD) e não há gorduras trans. O sódio, 2.256 miligramas, é quase toda a quantidade recomendada para um dia inteiro, sendo 94% do VD. Os ingredientes são hambúrguer de picanha, pão, tomate, bacon, maionese, queijo cheddar, picles, alface e cebola roxa. (Exame)

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>