Universidades que aplicam vestibular tradicional são o novo foco após as provas do Enem

Por 11/11/2014 Gerais, Notícias

Mesmo depois de passadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nada de descanso. Agora o foco está nos vestibulares de outras universidades que ainda não aderem às notas da avaliação como método único de ingresso. A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por exemplo, terá o processo seletivo realizado nos próximos dias 22 e 23 de novembro, e não utiliza essa nota para seleção de novos alunos. Para quem vai tentar vaga em outros estados, o tempo deve ser usado para revisão, principalmente de temas que não são cobrados na avaliação integrada.

Professor de Física e diretor pedagógico de uma unidade de ensino específica para o Ensino Médio, Regis Guimarães destaca que a prova da UEG, por exemplo, pode cobrar questões regionais nas disciplinas de Geografia e História. “Esse conteúdo não é pedido nas provas do Enem, mas certamente estarão nas provas daqui”. Outros temas que podem ser questionados são números complexos e o Movimento Harmônico Simples, por exemplo. “O Enem, assim como em outros anos, não surpreendeu e trouxe muitas questões ligadas ao cotidiano do candidato, nada de decoreba”.
Mas isso não quer dizer que a prova foi fácil. O professor analisou e resolveu todas as questões e percebeu que a prova exigiu pensamento e reflexão do aluno. “Nas questões de Física, por exemplo, foram cobradas algumas fórmulas, mas o que contava mesmo era a percepção do candidato. Houve abrangência e diversificação dos temas”. Coordenador de um curso preparatório para o Enem em Goiânia, Gilberto Augusto concorda com Guimarães e acrescenta: “Provas não apresentaram surpresas, mas tiveram um bom nível. O MEC vem seguindo um padrão que se apresenta com bom nível”.

Professor Gilberto destaca que o momento ainda não é de descanso. Como outras universidades ainda terão as provas do vestibular tradicional nesse ano, os alunos devem se atentar para as peculiaridades de cada uma. Ele explica que o conteúdo das disciplinas já deve ter sido assimilado e que, agora, o melhor é revisar o conteúdo de focar nessas questões que podem ser cobradas em alguns estados. Assim como pontuou o professor Regis Guimarães, ele diz que é importante estudar peculiaridades dos estados, principalmente de onde haverá vestibular de universidades estaduais.

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), por exemplo, realiza a primeira fase do vestibular tradicional no dia 16 de novembro. A segunda fase está marcada para os dias 14 e 15 de dezembro. Já a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), em São Paulo, recebe os candidatos para a primeira etapa no dia 30 de novembro e a segunda etapa está agendada para os dias 4, 5 e 6 de janeiro. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também em São Paulo, marcou a primeira fase do vestibular para o dia 23 de novembro. Já a segunda etapa será nos dias 11, 12 e 13 de janeiro.

Além dos processos seletivos, é importante que o aluno estude também para os resultados nas provas regulares, no caso de estudantes do ensino médio. Algumas escolas esperaram passar o Enem para aplicação das avaliações de 4º bimestre. ( O Popular)

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>