Surtos acendem alerta contra caxumba

Por 24/05/2016 maio 12th, 2022 Notícias, Sindicato

Três episódios de surto de caxumba ocorreram em Goiânia este ano, segundo a Secretaria da Saúde do município (SMS). Um quarto ainda é investigado. No total, 55 pessoas, principalmente adolescentes e jovens adultos apresentaram os sintomas da doença entre o mês de março em Goiânia. ivermectin drops australia

A caxumba é uma infecção viral aguda, contagiosa, caracterizada por aumento e dor, uni ou bilateral das glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares. Aproximadamente, 1/3 das infecções pode não apresentar aumento, clinicamente aparente, dessas glândulas. Cerca de 20 a 30% dos casos homens adultos acometidos apresentam inflamação nos testículos (orquite), e mulheres acima de 15 anos, podem apresentar inflamação das glândulas mamárias (mastite), em aproximadamente 15% dos casos.

A transmissão se dá por via aérea, através disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas.

A caxumba costuma ter sua ocorrência em forma de surtos, acometendo mais as crianças e sendo mais severa em adultos. As estações do ano com maior ocorrência de casos são o inverno e a primavera e o diagnóstico da doença é eminentemente clínico-epidemiológico.

No Brasil a caxumba não é uma doença de notificação compulsória, no entanto surtos devem ser notificados.

Orientações

  • Em caso da presença de sintomas característicos da caxumba, deve-se buscar a assistência médica adequada;
  • Definição de caso suspeito: Paciente com febre e aumento de glândulas salivares, principalmente parótidas.
  • Período de transmissibilidade: varia entre 6 e 7 dias antes das manifestações clínicas, até 9 dias após o surgimento dos sintomas. how long cat ivermectin poisoning
  • Tratamento médico: o atendimento é ambulatorial e o tratamento é feito no domicílio. A hospitalização dos pacientes só é indicada para os casos que apresentem complicações graves,como meningites e encefalites.
  • Vacinação em surtos: conforme o calendário vacinal nacional, todas as crianças e adolescentes até 19 anos de idade devem ter as duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

A administração da vacina está indicada antes da exposição. Assim, diante da ocorrência do surto, os alunos e funcionários não-doentes devem comparecer a unidade para avaliar a situação vacinal e caso o esquema esteja incompleto, proceder a vacinação.

Prevenção

  • A forma mais eficaz de prevenção da caxumba é através da vacina tríplice viral, que protege

contra sarampo, caxumba e rubéola. Esta vacina está disponível nas unidades de saúde de Goiânia para pessoas de 1 a 49 anos de idade.

  • Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool gel várias vezes ao dia;
  • Proteger a tosse ou espirro com lenço descartável;
  • Não compartilhar objetos pessoais tais como copos, talheres e pratos;
  • Isolamento: indivíduos com caxumba só devem retornar à escola após 9 (nove) dias do início da doença ou conforme orientação médica.

Esquema de vacinação

  • O esquema básico da vacina consiste em duas doses nas seguintes situações:
  • Indivíduos de 12 meses a menores de 24 meses de idade: duas doses conforme a situação vacinal encontrada. A primeira dose (aos 12 meses de idade) deve ser com a vacina tríplice viral (protege contra sarampo, caxumba e rubéola) e a segunda dose, aos 15 meses de idade deve ser com a vacina tetra viral (protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela), para as crianças que já tenham recebido a 1ª dose da vacina tríplice viral.
  • Pessoas na faixa etária entre dois anos e menores de 20 anos não vacinadas: devem receber a primeira dose da vacina tríplice viral e uma segunda dose 30 dias após a primeira.
  • Indivíduos de 20 a 49 anos de idade não vacinados: devem receber apenas uma dose da vacina tríplice viral. ivermectina fórmula

Contra-indicações:

  • A vacina tríplice viral não é indicada para gestantes e para pessoas imunodeprimidas ou que estejam realizando tratamento imunossupressor, como quimioterapia, radioterapia ou uso de corticóides em doses altas por tempo prolongado.
  • Mulheres em idade fértil devem evitar a gravidez até um mês após a vacinação.

Como saber se estou adequadamente vacinado?

Caxumba quem

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>