Os youtubers estão mudando o jeito de ensinar – e você pode ser um deles

Por 20/03/2018 maio 12th, 2022 Gerais, Notícias

Ao fazer uso de um celular, você pode criar um canal para apresentar conteúdo aos alunos e tornar sua aula mais dinâmica

É muito comum ouvir dos alunos a pergunta “Professora, tem algum vídeo que a gente possa ver para compreender melhor esse assunto?”. Estamos diante de uma nova geração de estudantes cada vez mais atraída pela Internet e pelos canais dos youtubers. Enquanto nós, professores, atingimos em média 30 alunos em uma sala, eles chegam a milhões. Como educadores, temos de aproveitar as possibilidades que eles trazem para tornar nossas aulas atrativas. É uma ferramenta essencial para ir fundo nos problemas de ensino e encontrar novas maneiras de idealizar a aprendizagem.

Para isso, é preciso desenvolver habilidades que estejam alinhadas com as reais necessidades e expectativas dos estudantes, trazendo possibilidades para encontrar diferentes maneiras de desenvolver aptidão e autonomia. O vídeo é uma opção viável e eficiente que potencializa o aprendizado.

Diante da falta de estrutura e recursos das unidades escolares, como é possível criar aulas atrativas? Quais os benefícios para os professores e alunos? Quais ferramentas podem ser utilizadas para dinamizar o ensino?

A resposta para todas essas perguntas pode estar na criação de um canal de ensino. Usando os recursos visuais, é possível expandir a sala de aula com personalização, qualidade e concebendo diferentes maneiras no processo de aprendizagem.

Para ajudar, eu reuni aqui seis dicas para quem quer iniciar o seu canal de vídeo e diversificar suas aulas. ivermectina comprimidos infarmed Vamos lá?

Como criar o canal no YouTube. Personalize o canal, apresentando-o de forma clara e objetiva. Vai dar aulas de Matemática para Fundamental I? Então diga que esse canal é para quem quer aprender noções básicas de Matemática. Preste atenção a pontos como um bom título (que indique o conteúdo que se vai assistir), miniaturas (escolha a melhor foto para ilustrar o vídeo), descrição (que traga qual assunto e quem apresenta o vídeo, por exemplo), tags (palavras para localizar seu vídeo), entre outros.

Comece com recursos simples. Conheça alguns canais para se inspirar (veja nossas indicações a seguir) e entender qual é a linguagem usada pelos youtubers. Você pode usar seu celular para as primeiras gravações. Grave em ambientes silenciosos e separe os materiais necessários para a gravação. dosage of ivermectin for mini pig

Estabeleça o conteúdo do roteiro. O roteiro é fundamental: não basta apenas dominar o conteúdo e gravar. Imagine que o roteiro é como se fosse um plano de aula, só que com uma câmera ligada em você. Na elaboração do roteiro surgem pontos, como dicas, citações, locais, onde serão gravadas as cenas e que são importantes para o sucesso da aula. Escolha uma maneira de desenvolver qualquer assunto diante de uma câmera, realize anotações quadro a quadro, crie tópicos para os assuntos que serão tratados.

Preste atenção ao áudio. O áudio é muito importante para o vídeo. Você pode usar o fone de ouvido do celular para acompanhar a gravação. Verifique se o equipamento está próximo a você e o som está saindo em um volume bom. Realize alguns testes e procure eliminar fontes de ruído, como vento ou ruído de tráfego, por exemplo. dosage of ivermectin for scabies

Invista em equipamentos. Com o passar do tempo, talvez você se sinta mais seguro para fazer vídeos mais sofisticados. Invista em equipamentos, como câmera e microfone. Quanto mais profissional for o canal, mais pessoas estarão interessadas em assistir e segui-lo.

Divulgue seu canal. O YouTube permite interação nos comentários, ou seja, as pessoas que assistem ao seu canal podem deixar mensagens. A plataforma calcula o número de inscritos e lhes envia por e-mail notificações sempre que há um novo vídeo no canal. Mas é importante divulgar o conteúdo em suas redes sociais, compartilhar com amigos e grupos. Com isso, você amplia suas chances de atingir mais interessados.

Nota: Você pode fazer parte do YouTube Edu, plataforma em que o seu canal será avaliado por uma curadoria especializada. Para conhecer o YouTube Edu, clique no link e siga o tutorial que explica passo a passo o que os professores interessados devem fazer.

Agora, se o seu objetivo não é criar um canal, mas apenas usar conteúdo de vídeo em suas aulas, selecionei alguns canais para inspirar seu trabalho e trabalhar conteúdos com os alunos.

Manual do Mundo

Física Total

Se liga, nessa história

Matemática Rio

Ciência Todo Dia

Redação e Gramática Zica

Os recursos visuais transformam o currículo, tornando-o mais envolvente e atribuindo novos sentidos à construção do conhecimento. Já pensou que a maior parte das informações que absorvemos hoje nos chegam pelo sentido da visão? Assim nos conectamos com o mundo exterior e assimilamos novos conhecimentos. Por isso, trabalhar com os estímulos visuais é importante para despertar o interesse e a curiosidade, além de ser um facilitador para compreensão do objeto estudado.

E você, querido professor, quais práticas já desenvolve com seus alunos? Já utilizou um vídeo produzido por vocês em sala de aula? Compartilhe suas experiências conosco, nos comentários. (Nova Escola)

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>