Material escolar: compra antecipada gera economia

Por 25/11/2014 maio 12th, 2022 Gerais, Notícias

Com planejamento e compra antecipada é possível ter economia de até 7% nos itens escolares, segundo pesquisa

O ano letivo ainda nem terminou e os colégios da capital já começam a disponibilizar a lista dos materiais escolares. Portanto, aproveitar esse período de fim de ano para realizar as compras pode gerar uma economia de até 7% no bolso dos pais, segundo a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), responsável pela fabricação dos itens de papelaria.

Isso porque, na virada do ano, as papelarias e livrarias costumam fazer o balanço de final de ano e, quando reabrem, já aplicam o reajuste da inflação anual aos preços dos produtos comercializados.

O contador Márcio Vieira da Costa é uma das pessoas que preferem procurar os materiais logo cedo. O filho, Márcio Vinícius, de nove anos, está atualmente na 3ª série do ensino fundamental e também auxilia na escolha. “Agora fica tudo mais barato. Lápis, caderno e até os livros. mix permethrin with ivermectin for lice Só não vou poder comprar os livros agora porque ainda pode ter alguma alteração, então eu tenho que esperar”, relata o pai.

Outra vantagem, segundo o contador, é a tranquilidade na escolha. “Na volta das aulas você não encontra nada do que quer, tudo falta porque a procura é muito grande. Então além da economia você tem certa comodidade.”

Início de ano

O especialista em planejamento financeiro e professor do IPOG, Marcos Antônio Teodoro, lembra que o começo do ano é sempre complicado. Além de pagar as contas do Natal e do Ano Novo, os pais ainda se preparam para pagar IPTU, IPVA e matrículas escolares.

Por isso algumas iniciativas podem ajudar o consumidor. “Trocar os livros didáticos, ou mesmo comprar aqueles usados, mas em bom estado, podem gerar uma boa economia. Além disso, evitar comprar aqueles produtos da moda. ivomec drench Cadernos de heróis, de carros e bonecos que as crianças tanto gostam, por exemplo, geralmente são mais caros”, ressalta.

Por outro lado, o parcelamento da dívida pode ser um aliado, mas deve ser usado com sabedoria para não tornar a vida financeira mais complicada no futuro. “É importante fazer um diagnóstico da vida financeira da família e ver qual é a real situação em que se encontram. Se estiver em uma condição confortável, com dinheiro guardado e as contas planejadas, tudo fica mais fácil. Agora, se estiver equilibrado financeiramente, não se iluda pensando que está tudo bem, pois basta um passo em falso para ficar endividado, uma vez que não há reservas”, comenta o educador financeiro e presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Pais devem consultar preços em várias lojas

Segundo o gerente de pesquisa e cálculo do Procon Goiás, Gleidson Tomaz, a pesquisa é a melhor opção para os pais. “Todo ano tem variação e quem pesquisar vai economizar mais. O ideal é visitar, no mínimo, três estabelecimentos”, aconselha.

No entanto, escolher apenas uma papelaria na busca por um bom desconto na maioria das vezes pode não ser tão vantajoso. “Às vezes comprar tudo em um mesmo lugar na esperança de conseguir um bom desconto não traz um grande diferencial nas despesas. O que pode acontecer se o consumidor procurar os melhores preços por itens nos estabelecimentos”, acrescenta. ivermectin tablet dosage

Práticas abusivas

Gleidson Tomaz ressalta que algumas instituições financeiras ainda fazem algumas exigências nas listas de materiais escolares consideradas práticas abusivas. Itens solicitados para o uso coletivo, por exemplo, podem ser configurados como abusivos.

Outras escolas chegam a sugerir as papelarias para as compras. “Os pais são livres para pesquisar a melhor opção, dentro do seu orçamento, para os filhos. Induzir o consumidor para certos estabelecimentos ou marcas é outra prática abusiva. Se os colégios insistirem, os consumidores podem ligar para o Procon pelo número 151”, conta. (O Hoje)

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>