Enem 2015: o que levar para a prova

Por 23/10/2015 maio 5th, 2022 Gerais, Notícias

Guia definitivo com o que os candidatos precisam levar para o Enem 2015 e também com os itens proibidos pelo Inep

Para manter a organização e segurança durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prepara um regulamento no edital do que deve e não deve ser feito nos dias de prova do Enem.

Nessa reta final, preparamos um manual definitivo para os candidatos, que vai ajudar a evitar qualquer imprevisto no dia da prova. A seguir, veja o que você precisa e o que não pode levar para o Enem 2015:

1) O que DEVO levar nos dias de prova do Enem 2015

Caneta de tinta preta
A caneta deverá ser do tipo esferográfica e fabricada com material transparente. O uso de caneta azul, vermelha, verde ou lápis pode comprometer a leitura ótica do gabarito.

Documentação
É obrigatório apresentar um documento de identificação original com foto e, de preferência, que esteja válido, em bom estado e com informações legíveis. Além do RG, o edital permite que o aluno leve carteira de trabalho e previdência social, certificado de reservista, passaporte, carteira de habilitação com foto, etc. O importante é que o documento tenha a foto do participante.

Em caso de roubo, perda ou extravio da documentação necessária, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial com data de, no máximo, 90 dias anteriores à primeira prova. Dessa forma, o aluno poderá fazer o Enem 2015 sem nenhum problema.

Cartão de confirmação
Apesar de não ser um documento obrigatório, o MEC aconselha aos candidatos que levem o cartão impresso para evitar eventuais contratempos. No cartão de confirmação, constam dados pessoais do participante, endereço do local de prova, entre outras informações relevantes. لفة المتعة

Comida e água
Todos estão liberados para levar um lanchinho e água para consumir durante a prova, já que o exame dura muitas horas. As melhores opções são comidas rápidas e saudáveis, como biscoitos integrais, frutas, barrinhas de cerais e biscoitos.

2) O que NÃO DEVO levar nos dias de prova do Enem 2015

Equipamentos eletrônicos
Calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, tablets, pen drives, mp3, gravadores, relógios, alarmes, transmissores e gravador de dados, imagens, vídeos e mensagens não serão permitidos durante a realização da prova. Se o candidato for flagrado fazendo uso de um desses equipamentos poderá ser eliminado do Enem 2015.

Caso o aluno precise levar o celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico para a prova, ele deverá ser desligado antes do início do exame e guardado em uma embalagem porta-objetos fornecida na sala. A embalagem deverá ser mantida lacrada até o estudante finalizar toda a prova.

Lápis, borracha e lapiseira
A caneta esferográfica preta de material transparente é o único material escolar que poderá ser usado pelos candidatos. Lápis, lapiseira, canetas não transparentes, borracha, livros e cadernos de anotações não serão permitidos na prova. العاب للكبار فقط للرجال والنساء

3) O que vestir no dia do Enem
O ideal é que o estudante esteja usando uma roupa confortável, que não seja muito quente, nem muito arejada. O motivo é que a sala de prova pode ser equipada com ar-condicionado, mas também pode ser abafada e não ter ventilador. É importante estar preparado para qualquer situação. عمر سواريز لاعب برشلونة

Ao contrário do que muitos pensam, chinelo e bermuda estão liberados para a prova do Enem. Por outro lado, óculos escuros, relógios, gorros, bonés, viseiras, chapéus e similares não serão permitidos. (Universia Brasil)

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>