Das telonas para as salas de aula

Por 22/05/2019 junho 17th, 2019 Gerais, Notícias

Alguns filmes contêm muita bagagem cultural, mensagens emocionantes, abordagens interessantes de fatos históricos, poesia e música.

Os filmes são interessantes instrumentos de apoio ao ensino a serem usados na sala de aula. Eles podem ser utilizados como forma de reflexão, para, por exemplo, um debate com os alunos sobre os principais pontos abordados nas cenas, complemento de algum assunto como a segunda guerra mundial, discussão sobre a representação das diferentes culturas e comportamentos existentes mundialmente.

O ato de observar as cenas de um filme pode colaborar para despertar tanto a visão crítica dos alunos quanto a criatividade deles. Alguns filmes são lúdicos, outros são mais documentais.

Recorrer às telas da TV para transmitir um filme pode servir como um momento de ensino e descontração duplo.

DICAS DO SEPE DE FILMES PARA SALA DE AULA

A corrente do bem

Desafiado por um professor, o pequeno Trevor McKinney cria um projeto que pretende mudar o mundo. Trata-se de um jogo de retribuição por meio do qual os envolvidos devem devolver qualquer gentileza recebida, ajudando três outras pessoas. É criada, assim, uma corrente de solidariedade. A ideia surpreende e alcança muitos adultos ao redor, mostrando que é possível melhorar o mundo com pequenos gestos. Não é uma lição e tanto?

O menino do pijama listrado

Esse longa-metragem é um drama ficcional que aborda a pureza e a amizade de dois garotos inseridos no contexto do Holocausto. O detalhe é que um deles é filho de um oficial e o outro, judeu. O filme expõe como a propaganda nazista penetrava nas famílias e contrasta as perspectivas denunciando como a intolerância e a violência podem destruir muitas vidas.

O dia depois de amanhã

Em um cenário apocalíptico recheado de furacões, tempestades e até congelamento dos oceanos, o filme mostra a resistência de uma família para sobreviver a todo esse desastre. Assim, no decorrer da narrativa, o espectador é levado a refletir sobre a problemática ambiental e os limites a que estamos expostos.

Wall-e

Nesse longa de animação, somos convidados a acompanhar o simpático robozinho Wall-e. O ano é 2700 e o pequeno robô habita sozinho o planeta, já que a toxidez do ambiente tornou a vida orgânica inviável. Wall-e cumpre sua missão, como foi programado: compactar e organizar o lixo. No dia a dia, ao recolher e compactar o entulho, acaba se tornando um colecionador. E um dos itens de sua coleção é chave para a regeneração da Terra. Cativante e encantador, o filme se encaixa no campo da educação ambiental por mostrar o esgotamento dos recursos naturais e a indolência da população com a preservação do planeta.

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>