Ciência para a vida

Por 28/11/2014 janeiro 25th, 2015 Gerais, Notícias

Em 1930 o pensador, humanista e educador argentino Carlos B. González Pecotche (1901-1963) apresentou ao mundo uma nova ciência que pode colaborar com a rota do desenvolvimento humano: a Logosofia. O conceito se baseia no autoconhecimento do homem, bem como no conhecimento de Deus, do Universo e de suas leis, guiando os indivíduos a encontrar soluções dentro de si para depois contribuir com seus semelhantes, na tentativa de ajudar a humanidade a resolver os graves problemas enfrentados.

“Conseguir que as gerações futuras sejam mais felizes que a nossa será o prêmio mais grandioso a que se possa aspirar. Não haverá valor comparável ao cumprimento dessa grande missão, que consiste em preparar para a humanidade futura um mundo melhor”, registrou certa vez Carlos B. González. Os principais objetivos trabalhados pela Logosofia são a evolução consciente do homem; o conhecimento de si mesmo; a integração do espírito; o conhecimento das leis universais; o conhecimento do mundo mental; a edificação de uma nova vida; o desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar.

Uma escultura feita pelo artista uruguaio Yandí Luzardo apresenta de modo claro a evolução consciente proposta pela Logosofia: o homem esculpindo a si mesmo. A partir desse prisma, o método logosófico guia os seres a se conhecerem mais a fundo, fazendo um estudo interno sobre seu caráter, pensamentos, qualidades, deficiências psicológicas e outros aspectos mentais e espirituais.
Quando Denise Patrus, membro da Fundação Logosófica em Goiânia, decidiu estudar Logosofia, conta que percebeu que só ela é autora do seu destino, sendo os acontecimentos do mundo apenas um reflexo das ações. “Quando eu era mais jovem, percebi que os estudantes de Logosofia vibravam com a vida e eram felizes. Eu sentia que a minha vida estava limitada e queria aquela felicidade pra mim. Acreditei que era possível transformar minha vida, em 1º lugar, e depois passar o ensinamento aos que estivessem a minha volta”, lembra Denise.

A Logosofia não é religião nem filosofia, mas sim uma ciência experimental: “Aquele que estuda e pratica os ensinamentos logosóficos aprende a conhecer seu mundo interior. A Logosofia também orienta o ser humano a adestrar-se na utilização das faculdades de sua inteligência, de modo a ser capaz de criar pensamentos próprios de índole construtiva”, explica Sylvie Antonini, integrante da Fundação Logosófica, em São Paulo.

Autoconhecimento
Estudante de Logosofia há 50 anos, José Miranda, 81, explica que a Fundação Logosófica é uma escola que capacita o ser humano para a vida. “A Fundação Logosófica, trazendo uma nova concepção do homem e do Universo, prepara o ser humano para viver, baseado na conquista do autoconhecimento”, afirma.

Pedagogia Logosófica – Formando pessoas melhores

A pequena Melina Oliveira, de 6 anos, que estuda no Colégio Logosófico González Pecotche, em Goiânia, aprendeu

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que é o pensamento que determina suas ações. Por isso, quando tem vontade de brigar com sua irmã menor, por exemplo, ela costuma contornar a situação com um pensamento positivo, do bem. “Eu preciso lembrar o que eu aprendi pra cultivar, aí não penso em nada mal, mas às vezes é difícil”, conta a estudante.

Assim como Melina, outros 450 alunos da escola são formados com base na pedagogia logosófica, que trabalha aspectos físicos e espirituais – mas não há relação com religião – promovendo o conhecimento de si mesmo e ensinando sobre os valores para a vida. Em uma das salas visitadas durante a reportagem do Escola, os estudantes ressaltaram a importância do pensamento para as atividades diárias. “É preciso ter pensamentos bons, mas tem gente que não consegue porque está fraquinha”, disse uma das crianças que estuda no local.

Atualmente, existe uma unidade do Colégio Logosófico em Goiás e outras sete em todo o país. O corpo docente da escola é composto de pedagogas com formação acadêmica e com vivência no estudo e prática da Logosofia. A diretora do colégio, Valéria Aparecida Andrade, explica que o objetivo da instituição é ajudar os pais na formação dos seus filhos para que o mundo tenha seres humanos melhores. Os valores são ensinados às crianças no dia a dia durante as aulas, a partir dos conhecimentos da Ciência Logosófica. “O colégio cria experiência para que esses conceitos possam ser vividos e assimilados para fazer parte do ser e de sua conduta, fazendo que ele (aluno) atue em qualquer lugar com excelência de caráter e valores”, diz Valéria.

A diretora da instituição de ensino argumenta que trabalhando com questões ligadas à responsabilidade e à ordem, a parte curricular também será desenvolvida, pois o educando cria condição para estudar, e a escola passa a ter crianças interessadas no conhecimento que lhes é transmitido. Nesse sentido, a pedagogia logosófica trabalha para despertar a capacidade sensível e intelectiva do aluno, favorecendo a assimilação dos conceitos importantes na construção do ser. Valéria Andrade assinala que a mente da criança é terra virgem e fértil. Por isso é preciso aproveitá-la ao máximo plantando boas sementes.

A força do pensamento
Uma das descobertas logosóficas é que o pensamento é uma energia absolutamente autônoma, o agente causal da conduta; o corpo age da maneira que o pensamento manda. O autoconhecimento permite que as pessoas descubram essa realidade dentro de si e passem a ter o controle da própria vida. Quanto mais consciente o homem é da realidade interna que determina sua conduta externa, mais ele acerta, menos erra, torna-se mais útil e mais feliz.
Atualmente as sedes culturais da Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana estão presentes em vários lugares do mundo, atraindo pessoas que buscam satisfazer as inquietudes espirituais e melhorar seus relacionamentos inter e intrapessoais. No Brasil existem cerca de 150 unidades voltadas para o estudo da Logosofia, sendo 8 em Goiás e uma no Tocantins.
As reu­ni­ões de es­tu­do acontecem duas vezes por se­mana e tratam de assuntos voltados para os conceitos, sentimentos e acontecimentos da vida. Na proporção de seu avanço, o estudante vai identificando dentro de si os agentes causais de sua conduta, e tomando consciência, ao mesmo tempo, da influência que eles exercem sobre sua forma de pensar, de sentir, de atuar, de viver e con­viver.

Saiba mais
O primeiro colégio Logosófico no Brasil foi fundado em 1963 em Belo Horizonte (MG). Segundo seus fundadores, com a missão de contribuir com o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos alunos e também colaborar com a humanidade, formando pessoas mais conscientes de sua responsabilidade diante da vida, da sociedade em que vive e do próprio mundo.

Antes do aluno ser aceito em um Colégio Logosófico, os pais passam por uma entrevista para entender como é o método de ensino adotado, qual a proposta e que resultados se podem esperar. Durante a formação do estudante, os responsáveis participam efetivamente das atividades, tanto na instituição, durante o estudo sobre a estrutura da família, quanto em casa, cuidando do que a criança vê e ouve.

Outas informações sobre a Logosofia, bem como os endereços na fundação em Goiânia, podem ser acessadas no endereço eletrônico www.logosofia.org.br. Na página virtual também é possível ter acesso a artigos sobre a ciência e cursos na área.(Tribuna do Planalto)

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Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>