Aprendendo a ler desde o berço

Por 15/12/2015 abril 30th, 2022 Gerais, Notícias

Um dos principais problemas da educação básica brasileira é a dificuldade de ler e escrever. Por isso é fundamental a criança entrar em contato com os livros desde cedo. Nessa fase, a criança precisa brincar, manusear, tocar o livro. É também essencial ler para as crianças. لعبه البوكر O interesse pela leitura começa nesse vínculo, nessa troca. A criança entra no universo das histórias, se envolve, se encanta e começa a desenvolver o desejo de se apropriar da leitura, de se tornar um leitor.
Para a professora do Centro Municipal de Educação infantil, do Setor Faiçalville em Goiânia, Maria Aparecida dos Santos, a melhor forma de estimular a leitura é envolver a criança em projetos educacionais e motivá-la com frequência.

“Trabalhar a motivação pela leitura com as crianças é fundamental. Realizar projetos e ações como contar histórias, ler poesia, dramatização, romance e tantos outros gêneros literários estimula o desejo de ler e isso faz bem aos pequenos”, afirma a professora.

A criança tem facilidade em aprender. كوره على النت Ensinar a ela escrever e ser uma leitora pode ser uma maravilhosa aventura – comenta a professora em uma de suas falas. O processo de alfabetização deve ser estimulado, a criança sempre estará aberta para receber conhecimento.

Para trabalhar práticas de leitura, é importante apoiar-se em alguns métodos como o uso do abecedário hilário e bichonário, que são livros que facilitam a compreensão das letras e os desenhos. Isso faz com que as crianças se desenvolvam. O resultado da aplicação do ensino é notório – observa a professora.

Além de ler, é muito importante conversar com a criança sobre a história. Perguntar sobre o que ela entendeu, sobre qual personagem gostaria de ser, se ela daria um final diferente. Ler é muito mais do que decodificar, dar um som para as letras; ler é construir sentido, é encontrar significado. Ao conversar sobre o que leu, a criança pensa, reflete e desenvolve sua capacidade de compreensão.

Uma avaliação nacional feita este ano pelo Ministério da Educação aponta que uma em cada cinco crianças de até oito anos (22,2%) não consegue ler uma frase inteira quando conclui o terceiro ano do ensino fundamental. Nessa fase, os 22,2% que deveriam estar completamente alfabetizados, decifram apenas algumas palavras isoladas. Ler para uma criança, e motivar ela a ler também, pode melhorar o nível de aprendizado nos primeiras anos de alfabetização. لعبة الكوتشينة البصرة

A professora Maria Aparecida ressalta ainda que os pais têm grande participação na motivação durante o processo de alfabetização da criança. Quando um pai lê para uma acriança, ele automaticamente faz ela desenvolver o senso cognitivo.

“Acompanhar a criança e fazer com que ela tenha vontade de aprender ajuda bastante e é um grande diferencial”, comenta a educadora. (Tribuna do Planalto)

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>