Artigo: Vygotsky e a aprendizagem

Por 29/06/2016 abril 30th, 2022 Gerais, Notícias

Entendemos que as diferentes formas de aprendizagem estão diretamente relacionadas com as diferentes formas de ensinar. لعب دومينو اون لاين O saber deve ser construído de forma processual, onde o educando e o educador assume posições diferentes, mas, que na relação constituída ocupem o mesmo nível e juntos possam construir o conhecimento. Dessa forma, o conhecimento não pode negligenciar a experiência de vida de ambos.

O processo de aprendizagem deve ser concebido não em oposição, mas em complementação ao universo cultural, e os valores que o educando traz consigo devem ser revisitados e transformados com o saber que a escola oferece. As diferentes formas de aprender estão na relação entre as diversas possibilidades do educando chegar ao objeto do conhecimento e a maneira pela qual o objeto de conhecimento é apresentado ao educando.

Lev Vygotsky nasceu em Orsha, Bielo-Rússia, em 1896, viveu só 38 anos, entretanto, suas contribuições à Psicologia deram novos rumos às pesquisas e discussões principalmente na área da educação e tornaram-se muito importantes para a compreensão do processo de desenvolvimento do indivíduo.

A teoria de Vygotsky, conhecida como Sócio – Histórico – Cultural, buscou explicar os processos de aprendizado e desenvolvimento e sua relação com aspectos sociais. Ela se baseia no princípio de que, o desenvolvimento do indivíduo se dá como resultado de um processo sócio-histórico e cultural, observando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento à medida que este indivíduo interage com seu meio. Para esse teórico, a linguagem humana é o principal instrumento de mediação, constituindo-se como um sistema simbólico fundamental para mediação de sujeito/objeto.

De acordo com Vygotsky, a origem das mudanças que ocorrem nos seres humanos, ao longo do seu desenvolvimento, está associada as interações que ocorrem entre o individuo e a sociedade, sua cultura e história de vida, além das oportunidades e situações de aprendizagem que resultaram neste desenvolvimento durante toda a sua existência. Para o desenvolvimento do indivíduo, as interações com o outro ser social são, além de necessárias, fundamentais. O processo de aprendizagem é o resultado da influência de fatores externos do meio e da interação desse indivíduo com outros indivíduos desse meio.

Segundo Vygotsky, Não existe uma forma padrão de aprender, por essa razão a grande importância da pessoa do educador. يوريو ٢٠٢١ É ele(a) que, se atento, sensível e competente perceberá os diferentes caminhos que os educandos buscaram no sentido de construir sua aprendizagem e assim, apresentará diferentes formas de apresentar o conteúdo; ora falando, escrevendo, desenhando, utilizando de filmes, músicas, danças, ora buscando relações entre os fatos, com a vida diária, etc.

As postulações de Vygotsky no que se refere ao processo de desenvolvimento e aprendizagem se dão pelas diferentes formas concebidas pelo sujeito em suas interações com as manifestações sociais construídas ao longo de sua trajetória de vida. Vygotsky utiliza-se da ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) sugerindo que se avalie o que o educando é capaz de fazer sozinho e o que ele é capaz de fazer com a ajuda do outro. O nível de riqueza e diversidade das interações possibilitará ao educador operar nos processos de desenvolvimento que se encontra em amadurecimento na Zona de Desenvolvimento Proximal. Quanto mais ricas as interações, maior será o desenvolvimento.

Cada educador, ao mediar a aquisição dos conhecimentos, buscará em seus educandos a sua melhor forma de apreender e reelaborar os conhecimentos através das interações feitas com o meio e com outros seres humanos. A mediação, segundo Vygotsky, é o processo pelo qual a ação do sujeito sobre o objeto é mediada por um determinado elemento.

A escola, portanto, espaço de excelência para as interações, assume preponderante papel para o desenvolvimento e aprendizagem do sujeito, pois, traz consigo uma bagagem cultural que possibilita interferir nas diferentes formas de aquisição desse conhecimento. برنامج الولاء Ela se torna importante, a partir do momento que dentro dela o ensino é sistematizado e, por sempre estar atenta ao educando, valorizar seus conhecimentos prévios, trabalhar a partir deles, estimular as potencialidades dando a possibilidade aos educandos de uma forma geral de superar suas capacidades e ir além ao seu desenvolvimento e aprendizado.

Márcia Carvalho é Pedagoga

 Psicopedagoga, Mestra em Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente,

Diretora Secretária da Fundação Ulysses Guimarães -GO e Assessora Parlamentar.

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>