Saiba como evitar 5 erros de novato quando o assunto é sala de aula invertida.
Quando se começa algo novo é normal que alguns problemas apareçam. Isso não diferente para professores que tentam trabalhar com o aprendizado da sala de aula invertida. Confira a seguir quais os 5 erros mais comuns quando um educador inverte a sua sala de aula e entenda como evitá-lo:
- Ter uma definição concreta demais do que é uma sala de aula invertida
Se a sua definição do que é uma sala de ala invertida for simplista demais, a estratégia não funciona. Uma sala de aula invertida não deve ser só estudantes assistindo aos vídeos antes da aula, e sim uma forma de dar a oportunidade para que os aprendizes tomarem um papel mais central no próprio aprendizado. Envolva os estudantes numa experiência de pensamento crítico durante a aula e a parte mais fácil fora da sala de aula.
- Resultados do aprendizado mal definidos
Se os alunos não sabem para que estão fazendo algo, eles simplesmente não fazem. Mas você não precisa usar o medo de uma prova para motivar envolvimento. Definir uma capacidade que eles vão obter depois de uma atividade já é motivação suficiente. Então, para que a sua aula invertida funcione, é vital que todos os envolvidos saibam desde o início qual é a finalidade dele. Caso contrário, a atividade é frustrante para alunos e educadores.
- Falta de planejamento
Uma das maiores responsabilidades do professor de uma sala de aula invertida é planejar. Planeje os resultados do aprendizado. Crie um plano de lições. Planeje cada passo das atividades que você vai usar em aula. Pense em como a atividade invertida vai ser introduzida. Pense em que materiais você vai precisar, e qual finalidade cada um deles têm. Mais importante, lembre-se que uma sala de aula invertida é barulhenta e dinâmica. Estudantes vão conversar, compartilhar ideias, e resolver problemas. Alguns estudantes vão usar o celular para encontrar o que precisam. E você precisa ter um planejamento flexível o suficiente para permitir isso.
- A atividade é grande demais
Comece com algo pequeno, e evolua a partir disso. Tentar fazer uma atividade grande demais na sua primeira experiência com o modelo invertido pode levar à muito estresse para você e seus estudantes.
- Inverter tudo
Mudar o que já está funcionando não é uma boa ideia. Se os seus estudantes já estão entendendo a matéria com o método que você está usando, não vale a pena repensar sua estratégia. Ao invés disso, procure por “momentos invertíveis”, ou seja, pontos de dificuldade na sua classe como alunos entediados, ou conteúdos importantes passíveis de dúvidas.
Fonte: Universia