A gamificação é trazer a dinâmica que acontece nos games
para a sala de aula, o que tornou uma das maiores tendências atuais na área da
educação.
O legal dessa nova forma de ensinar é trazer os desafios dos
games para estimular os alunos a superarem seus limites, definirem seus
objetivos de forma estratégica e conseguirem focar nas tarefas que são
propostas.
Algumas dicas sobre como colocar essa estratégia de ensino dentro das salas de aula
Tabuleiros
Algumas crianças talvez nem tenham tido contato com jogos
como dama e xadrez. Mas essa não deixa de ser uma excelente opção. A dica é: adapte
jogos convencionais ou crie seus próprios tabuleiros.
Você pode até mesmo ampliar o tabuleiro usando aqueles tatames de EVA, criando uma estratégia própria que se encaixe na proposta da sua aula.
Caça ao tesouro
Crie perguntas que estejam dentro da proposta de ensino. Quem souber a resposta terá em mãos uma dica valiosa para encontrar o tesouro escondido. Este trabalho pode ser feito em grupo e poderá estimular o aluno a trabalhar em equipe. 1xbet شرح
Júri Simulado
O Júri Simulado também proporciona uma aula muito mais
interativa e dinâmica. A partir da exposição de um problema inicial, os alunos
se dividem entre grupo de defesa e grupo de acusação e devem apresentar seus
argumentos.
A proposta é que os alunos possam se aprofundar em um tema, construindo e alimentando a capacidade crítica. Além disso, a partir de um problema concreto, desenvolvem-se outras habilidades como organização, argumentação, levantamento de hipóteses, diálogo e exposição das ideias.
JOGOS ELETRÔNICOS
Duolingo
O Duolingo é um dos mais completos e democráticos cursos de
idiomas da internet. Disponível para web, iOS, Android e Windows Phone. ارقام الحظ A
versão para Escolas possui um painel de controle estruturado para professores
acompanharem o nível de aprendizado de seus alunos, identificando padrões de
desempenho e comportamento individual.
Minecraft
O game Minecraft é um verdadeiro fenômeno. Criado como um
‘mundo aberto’, no qual todos os elementos podem ser modificados e moldados de
acordo com a criatividade dos jogadores. É um game bastante flexível e permite
que inúmeras atividades diferentes ocorram em seus mundos virtuais.
A versão Minecraft Education Edition foi desenvolvida para ser utilizada em salas de aula. Com esta edição, os professores de todo o mundo poderão aproveitar as possibilidades que o game oferece para tornar as aulas mais divertidas e lúdicas, estimulando o aprendizado e a criatividade.
Dica bônus
Quer se aprofundar no assunto? Temos uma dica de leitura para compartilhar. E-book Os games na sala de aula: Games na educação ou a gamificação da educação?
Sinopse do livro:
O livro de Cristiano N. Tonéis, Os Games na Educação: Games
na sala de aula ou a Gamificação da Educação?, traz, desde seu título, uma
provocação. Provocação que nos põe em movimento de busca; de compreensão acerca
do sentido da Educação e dos modos de ensinar com Tecnologias, mais
especificamente com Games. O que se revela ao longo da trama construída pelos
distintos capítulos é um desejo: aquele de estar-com tecnologias. O estar-com,
numa concepção heideggeriana expressa o estar-junto-a. Pode-se perguntar: junto
ao que? Junto ao mundo. Mundo da experiência vivida. Mundo como espaço aberto
que se estende à medida que desenvolvemos ações. Mundo como horizonte de
compreensões possíveis a cada um de nós, aos outros e à comunidade a qual
pertencemos. Mundo como realidade passível de ser vivenciada.
Mundo em que, segundo Husserl, é possível significar. Mundo da
Educação com Tecnologias, sobre o qual Tonéis nos convida a pensar, abrindo
perspectivas de compreender a produção de conhecimento, especificamente no
contexto das aulas de Matemática.
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