“Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu…”
Toquinho e Vinicius de Morais
A capacidade criadora é algo que faz parte de nós. Todos, desde pequenos, sonhamos em voar, criar coisas, em representar a natureza com um lápis, uma pedra ou até mesmo com nossos dedos ao riscar o chão a fim de desenhar alguma coisa.
A arte vive em nós! Mesmo se todos pintassem um quadro com um único tema, certamente cada um iria representá-lo de forma diferente. Cada qual com sua beleza e seu encanto.
Como certa vez disse o dramaturgo alemão Bertold Brecht: Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver…
Se viver é uma arte às vezes a vida imita a arte, às vezes a arte imita a vida. Isto acontece porque somente é possível haver arte pelo nosso olhar humano.
Nas diversas ações pedagógicas no ambiente escolar, devemos estar atentos, enquanto profissionais, ao saber destacar o papel criativo presente em nossos educandos, criatividade esta inerente ao ser humano. ivermectin 2020 Cada um de nós têm uma ou várias habilidades, entretanto, é necessário que tenhamos espaço para criar e, ao meu ver, o melhor local para isso é a escola. ivermectin for humans over the counter
Devemos estimular os educandos a vivenciar toda forma de arte, todo o espírito criador através de desenhos, teatro, pintura, dança e outras formas igualmente importantes. A arte na escola e fora dela representa a expressão singela da releitura do mundo realizada.
Quando valorizamos o processo de cultura e arte ligada à educação, estamos incutindo em nossos educandos o respeito à diversidade, a nossa formação histórico-cultural, o conhecimento e o reconhecimento de nossa pluralidade. ivermectina para que sirve en niños
Dessa forma enquanto educadores devemos utilizar nosso conhecimento e o espaço de vivência da escola para propiciar momentos onde a criatividade tenha espaço. Vale toda forma de arte, o importante é deixar que ela aflore e dessa maneira colaborar com a formação estética dos educandos.
Como bem diz a música do Toquinho e Vinícius: “Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo, e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo.
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva, E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva. Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida. “De uma América a outra consigo passar num segundo, Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo”.
Que a atividade criadora seja reconhecida e constante. Permitir e, nos permitir sonhar e realizar, é também uma função da escola.
Márcia Carvalho é Pedagoga, Psicopedagoga
Mestra em Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente e Diretora Secretária da Fundação Ulysses Guimarães -Go