A utilização de ferramentas digitais na Educação Básica pode começar ainda na Educação Infantil. Mesmo antes de saberem ler e escrever, os pequenos já estão conectados ao mundo digital. No entanto, não incentivar o seu bom uso das escolas é negar sua presença na vida dos pequenos, o que acaba sendo um grande erro.
Orientar os pequenos desde a primeira infância é fundamental para sensibilizar sobre o uso e o papel na Educação, na vida e no coletivo das crianças. Nesta faixa etária, os alunos possuem muitas curiosidades e aceitam com facilidade a realização de atividades propostas diferentes e desafios que ajudam a fomentar a aprendizagem dos pequenos.
A Educação Infantil é um momento mágico na vida das crianças, um momento de experimentar e vivenciar aprendizagem. Neste sentido é fundamental que os professores busquem novos papéis no ambiente escolar, como facilitadores da aprendizagem por meio de novas abordagens pedagógicas e seu uso deve ser intencional e planejado, com foco sempre na melhoria do aprendizado.
São várias as possibilidades de uso da tecnologia na Educação Infantil. A seguir compartilho algumas dicas de como levar o tema para os pequenos:
1) Atividades low tech (baixa tecnologia)
Trazer a cultura maker para essa faixa etária é essencial para despertar vivências. Sempre devemos começar com atividades de baixa tecnologia, como os curtas de animação. É possível fazê-los utilizando massinha e um celular. O roteiro do curta, cenário e personagens podem ser desenvolvidos coletivamente com os estudantes.
2) Objetos com sucata
Resolver problemas com materiais de sucata entre eles garrafa, palitos, massinhas, papeis coloridos, onde os alunos desenvolvem a autonomia para criar e atuar sobre o desafio e construção de objetos com materiais recicláveis que podem variar de acordo com a proposta, podendo ser produzidos instrumentos musicais, brinquedos e até os primeiros protótipos de robótica.
3) Criação de um blog
Conversar sobre mídias sociais é importante para sensibilizar os alunos sobre os perigos acerca da exposição das redes sociais e seus riscos para publicações, reforçando o uso da internet segura. Entretanto, é possível criar um blog, orientado pelo professor para um projeto da sala, publicando neste blog as pesquisas e descobertas da turma ou mesmo para divulgar o trabalho que estão fazendo.
4) Fotografia
A fotografia é um campo rico a ser trabalhado na Educação Infantil e um propulsor a várias atividades. Entre elas, trabalhar a questão da identidade, histórias em quadrinhos por expressões, montar campanhas com as crianças e explorar a reflexão por trás das imagens – o que contribui para o desenvolvimento crítico e da autonomia dos alunos.
5) Ferramentas digitais
Alguns sites são bem interessantes e ajudam na coordenação motora fina e grossa, além de trabalhar o raciocínio lógico, colaboração e a empatia. Entre eles estão o Educação Infantilum site que oferta uma variada gama de jogos que exploram a coordenação motora, Matemática, alfabeto, formas e cores, entre outros temas. Há também o Q divertido que traz crônicas infantis, folclore, charadas e resgata brincadeiras típicas brasileiras. Além de ser um momento para conversar com as crianças sobre os periféricos do computador (como teclado, mouse, monitor) ou tablets.
6) Leituras online
Uma das vantagens do uso das tecnologias é permitir que os alunos tenham acesso a livros e as histórias, facilitando o acesso à leitura. Uma possibilidade são os gibis da Turma da Mônica. Tenho certeza que a experiência será incrível.
7) Gamificação
Essa é uma forma de transformar a busca de um conhecimento em um jogo. Nele, os alunos devem cumprir etapas para avançar e chegar um objetivo final, tornando o aprendizado um desafio estimulante e sendo desenvolvido pelos alunos.
FONTE: NOVA ESCOLA