Cadernos, caixas de lápis de cor e giz de cera; coleguinhas, professores e horários. Estas são algumas das novidades que as crianças encontram quando ingressam em uma escola pela primeira vez. Este mundo de novidades desperta sentimentos distintos: para alguns a euforia e a descoberta pelo novo é algo estimulante; mas para outros essas sensações despertam o medo e a insegurança.
Para Heitor Morais, de três anos e nove meses, o sentimento é de ansiedade, segundo relata a mãe, Sirlene Cândida da Silva. العاب من على النت Ela conta que o filho sempre perguntava quando iria para a escola. “Desde que ele começou a perguntar sobre a escola, tanto eu quanto o pai explicávamos que um dia ele iria. Agora, o momento chegou”, explica.
Sirlene conta que primeiro visitou as escolas para conhecer o espaço físico e o cronograma de ensino. “Tive o cuidado em optar por uma escola menor, com isso ele não terá, em um primeiro momento, contato com crianças maiores. Levei em consideração também a presença de escadas e piscinas”. Outro item que contou no momento da decisão foi o trajeto. “A escola fica no caminho que faço diariamente para levar meu outro filho”, explica.
A mãe acredita que a decisão de colocá-lo na escola ocorreu no momento certo e que o filho está preparado para essa nova etapa. “Por não trabalhar tive a disponibilidade de ficar com ele até essa idade. Acredito que seja o momento ideal para ele”, finaliza Sirlene.
Busca pela escola ideal
Na casa da Antonela Borges de Souza a situação ainda está um pouco indefinida. Os pais da menina de um ano e cinco meses trabalham o dia inteiro e quem cuida dela é a avó paterna. No entanto, com a chegada de outra neta e os afazeres diários, Pollyana Borges Rosa e o marido Alexandre de Souza optaram por matricular a menina em uma escola.
A gerente de recursos humanos conta que, caso encontre uma pessoa que possa cuidar da Antonela no período da tarde, na parte da manhã ela irá para a escola. Do contrário, será em período integral. “Ainda não conseguimos encontrar uma pessoa que fique com ela na parte da tarde. Meu esposo e eu temos alguns critérios e está difícil”, conta Pollyana.
Em relação à definição da escola, os pais estão pesquisando em sites e buscando indicações de amigos, que já passaram por essa situação, para auxiliar na decisão. A localização da escola também é algo que está sendo levado em consideração. “Ela é a nossa primeira filha, não temos nenhuma experiência. Decidimos que queremos uma escola sem piscina. Estamos levando em consideração o trajeto dos serviços. A logística e o financeiro hoje em dia estão coligados”, explica.
Pollyana conta ainda que gostaria de estar em uma situação diferente e poder se dedicar integralmente a filha. “Estou de coração partido. Gostaria muito que a minha situação fosse diferenciada. Vejo muitas mães que podem levar e buscar seus filhos na escola, no balé, na natação e reclamam em determinados momentos. No meu caso, eu queria poder me dedicar só a Antonela, mas infelizmente não é possível”, desabafa.
Pollyana conta que tem consciência que vai passar vergonha na porta da escola. “Não sei como será a reação da Antonela. Se ela chegar e entrar de boa vou ficar arrasada, prefiro que ela chore. Eu sei que eu vou chorar”, finaliza.
Fase de adaptação
A pedagoga e especialista em neuropedagogia, Jordana Gabrielle Munis de Souza, explica que, neste momento, é importante que a família passe por um período de adaptação. “As escolas buscam meios para promover essa transição da melhor forma possível. Em algumas unidades de ensino são realizadas reuniões entre os pais e o corpo docente. O intuito desses encontros é acolher e explicar como eles devem agir nesta situação. Esta é a realidade que os pais encontram na escola onde trabalho”, afirma.
Para a educadora, é primordial que os pais e responsáveis conheçam a metodologia aplicada na escola no momento da escolha. تطبيق الماتش Os princípios que norteiam a unidade de ensino, a formação dos professores, a experiência na área e o espaço físico são itens que devem ser levados em consideração. “Os pais precisam observar detalhes, como o piso ideal para cada faixa etária, a existência de redes de proteção e se as salas são arejadas e acolhedoras,” exemplifica.
A profissional explica que na escola onde trabalha são adotadas algumas ações que são desenvolvidas primeiro com os pais e posteriormente com as crianças. “A escola realiza uma reunião de acolhida com os pais, neste encontro apresentamos a escola. برنامج مراهنات Explicamos a rotina e o cronograma de atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano. Além disso, orientamos os pais a explicar para a criança o que está acontecendo sempre olhando nos olhos”, afirma.
Outra medida adotada pela escola ocorre no primeiro dia de aula. A instituição inicia o ano letivo dos novatos uma semana antes dos demais alunos. “Toda a equipe docente volta suas atenções para as crianças. Apresentamos todas as áreas da escola, assim como fizemos com os pais e procuramos mostrar segurança para eles”,explica Jordana. (O Popular)